ÁREA DO MISSIONÁRIO

IGREJA PARCEIRA

O chamado do coração de Deus

Por Rodrigo Florêncio, Diretor dA Tarefa e coordenador do Sul da Ásia

O conceito de missionário se refere a alguém chamado e enviado por Deus para proclamar o evangelho e estabelecer o reino de Deus em diferentes contextos culturais e geográficos. Essa missão envolve não apenas a pregação da mensagem, mas também o cuidado com as pessoas, a tradução da Bíblia, o estabelecimento da Igreja e a transformação social. Portanto, o missionário é, também, um agente de transformação integral, pois trabalha pela restauração da vida e da justiça, refletindo o projeto restaurador de Deus.

Não encontramos o termo ‘missionário’ na Bíblia, mas no idioma grego a palavra ‘apóstolo’ deriva do verbo ‘apostoléu’, que quer dizer enviar ou mandar. Portanto, o termo “apóstolo” no contexto grego se refere a alguém que é enviado em missão, o mensageiro, o representante, alguém comissionado para uma tarefa específica. O termo também pode descrever o embaixador, ou alguém que age em nome de outra pessoa, com autoridade para tal.

Na Igreja, alguns são chamados para serem apóstolos, outros para serem pastores, outros para serem mestres, e outros para serem missionários. Esse chamado missionário é muito especifico e trata-se de um desafio lançado para a Igreja. Portanto, é a Igreja quem comissiona e envia.

Antes de subir aos céus, Jesus deu uma missão para a Igreja. A última tarefa dada por Jesus se encontra em Mateus 28.19: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”. A missão é proclamar as boas novas, ensinar, discipular e batizar.

O chamado missionário parte, em primeiro lugar, do coração de Deus para o coração de quem será enviado; depois passa para a Igreja, que irá enviar essa pessoa através do Espírito Santo. No Novo Testamento vemos os primeiros missionários a serem enviados pela igreja de Antioquia, em Atos 13: Saulo e Barnabé. Esses apóstolos foram enviados para pregar a Palavra de Deus e treinar novos líderes e pastores em outras regiões. Quando aquela igreja se reuniu para decidir quem seriam os primeiros missionários a serem enviados, a primeira atitude foi buscar a direção do Espírito Santo.

Então, o primeiro passo para que o missionário seja enviado é buscar a direção de Deus. A oração é o ponto de partida do campo missionário.

A Igreja, os Avivamentos e Missões

Todas as vezes que houve grandes avivamentos na história da Humanidade percebemos que o resultado desses movimentos foi o envio de pessoas para diversos campos missionários. O primeiro grande avivamento, que aconteceu na igreja de Jerusalém, foi o que deu origem a igreja de Antioquia, que por sua vez cresceu, e enviou os primeiros missionários. Quando olhamos para o grande avivamento na Inglaterra, com John e Charles Wesley, o resultado foi o envio de missionários, como por exemplo George Whitefield, que foi enviado aos Estados Unidos. John Wesley dizia “considero o mundo inteiro como a minha própria paroquia”.

Por volta de 1918, o pastor Oswald Jeffrey Smith, um grande pastor presbiteriano do Canadá, dizia que “a missão da Igreja é fazer missões, a missão da Igreja é levantar missionários vocacionados”. Por isso, quando alguém é vocacionado a ser missionário, precisa começar onde está: na sua cidade, no seu bairro, na sua escola… O chamado missionário precisa arder no coração da Igreja. Precisa ser a missão principal de toda a Igreja, e também precisa arder no coração do vocacionado.

Missões começa do outro lado da rua e termina do outro lado do mundo

O chamado missionário não é apenas um convite para mudar de cidade, estado ou país. É um convite a um grande desafio.
Muitos jovens se encantam com viagens missionárias porque é bom conhecer novos lugares, conhecer outras culturas, provar comidas diferentes e conhecer outros países. Se distraem com a sensação de sentirem-se úteis ao próximo. Muitos confundem ‘fazer missões’ com, somente, promover a qualidade de vida por meio de assistência social. Mas viver essas experiências não é ser missionário.

Muitas pessoas participam de viagens missionárias pelo prazer de colecionar experiências marcantes, mas não pelo principal propósito que é anunciar a cruz de Cristo.

O chamado missionário é para você anunciar o Evangelho aonde Deus te enviar. E, muitas vezes, isso poderá custar alguns de seus sonhos. Proclamar a salvação em Cristo é uma missão desafiadora mas, com certeza, muito mais enriquecedora do que qualquer outra experiência.

O mundo precisa de missionários aqui no Brasil, o mundo precisa de missionários na Europa, o mundo precisa de missionários na Asia, na América do Norte… Quase metade da população mundial ainda não conhece as boas novas do Evangelho. O mundo precisa de missionários.

Se quisermos, seremos a geração que irá completar a missão dada por Jesus há mais de 2 mil anos!

“Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?” (Romanos 10.14). O chamado missionário começa no coração de Deus, precisa arder no coração da Igreja, e terminar do outro lado do mundo.

Que Deus possa levantar mais missionários, pois ‘a colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos’ (Lucas 10.2).

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Leia também!

Cuidando de quem cuida – Parte 3

Além de todos os desafios espirituais de seu chamado, os missionários e líderes são constantemente abandonados por suas igrejas, o que dificulta ainda mais o desenvolvimento de seu ministério e o sustento financeiro de sua família. Acompanhe a terceira parte desse artigo que ainda traz o depoimento de uma missionária que passou pela Síndrome de Burnout.

Um chamado maravilhoso

De um marido violento e viciado para um marido transformado por Deus: acompanhe o testemunho de um homem que ouviu uma voz o chamando “de dentro” e teve toda sua vida transformada.

Europa – o evangelho renascendo

O continente que foi o berço da Reforma e de tantos avivamentos, hoje é um dos campos missionários mais desafiadores para a Igreja de Cristo.

0
    Suas compras
    Seu carrinho está vazioVoltar às compras