ÁREA DO MISSIONÁRIO

IGREJA PARCEIRA

Cuidar de si mesmo é essencial para sua missão

Autora: Jandaia

Os desafios do trabalho missionário são gigantes, quer ele esteja dentro ou fora de seu país de origem. Se adaptar a uma nova cultura, conseguir se comunicar em outro idioma, o cuidado com os novos convertidos, o crescimento e fortalecimento da igreja local, o treinamento de novos líderes, a saúde financeira da igreja ou de projetos sob sua responsabilidade, o constante aperfeiçoamento e desenvolvimento de sua missão e de sua vida espiritual… E tudo isso ao mesmo tempo!

Há um aspecto essencial dessa jornada que, muitas vezes, passa despercebido: o autocuidado missionário. Quem estende a mão para aqueles que, diariamente, se doam em nome do Evangelho?

A verdade é que nenhum missionário é super-herói. Somos vasos de barro carregando um tesouro precioso, e por isso precisamos cuidar do vaso com carinho e sabedoria.

O desafio do autocuidado

No campo missionário, e em qualquer ministério, é fácil cair na armadilha de servir tanto aos outros a ponto de esquecer-se de si mesmo.

Como assistiremos o outro ou como trabalharemos para anunciar o evangelho se não nos esforçarmos para estarmos saudáveis em todas as áreas de nossa vida?

Como o apóstolo Paulo escreve em 1 Coríntios 3.16: “Somos santuário de Deus e o Espírito de Deus habita em nós” e, portanto, cuidar de si mesmo não é luxo, mas uma necessidade vital. Como templos do Espírito de Deus devemos santificar nosso corpo e isso também glorifica a Deus.

Muitos missionários interrompem seu ministério por problemas de saúde e esse é um dos motivos de retorno precoce do campo de trabalho.

Se o missionário quer oferecer o melhor para o Senhor precisa cuidar de si mesmo e não pode cair na tentação de extrapolar na dedicação ao trabalho.

Investir no autocuidado ajuda o missionário a prolongar os anos na missão do Senhor.

Como seres humanos todos somos suscetíveis ao estresse e às enfermidades físicas e mentais. Nosso corpo tem limites e cuidar de si mesmo inclui uma alimentação saudável e balanceada, beber água, ter tempo suficiente e de qualidade para o descanso e o sono, fazer exames preventivos, procurar ajuda especializada quando necessário e praticar exercícios físicos regularmente.

A saúde sempre cobrará o modo desequilibrado que vivemos.

Com o objetivo de ajudar a evitar o retorno prematuro do trabalho na missão de Deus, na certeza de que o missionário não é um super-herói e com o objetivo de que pratiquem o autocuidado observando a saúde de forma integral, apontaremos algumas áreas a serem acompanhadas com muita atenção.

No próximo post sobre esse assunto, vamos olhar para 7 áreas fundamentais da vida que precisam de atenção, cuidado e prevenção. Não como um peso, mas como um compromisso de amor com a missão, com a família e consigo mesmo.

Mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Leia também!

Cuidando de quem cuida – Parte 3

Além de todos os desafios espirituais de seu chamado, os missionários e líderes são constantemente abandonados por suas igrejas, o que dificulta ainda mais o desenvolvimento de seu ministério e o sustento financeiro de sua família. Acompanhe a terceira parte desse artigo que ainda traz o depoimento de uma missionária que passou pela Síndrome de Burnout.

Um chamado maravilhoso

De um marido violento e viciado para um marido transformado por Deus: acompanhe o testemunho de um homem que ouviu uma voz o chamando “de dentro” e teve toda sua vida transformada.

Europa – o evangelho renascendo

O continente que foi o berço da Reforma e de tantos avivamentos, hoje é um dos campos missionários mais desafiadores para a Igreja de Cristo.

0
    Suas compras
    Seu carrinho está vazioVoltar às compras